Coisas que preciso fazer sem falta

Hello.

Uma das coisas que eu mais amava era participar de blogagens coletivas e projetos de grupos, tanto que nem tinha tempo de postar todos os que queria, o que me frustrava bastante no outro blog. Mas como esse blog tem uma proposta diferente, resolvi que não ia fazer tantos posts desse tipo quanto antes. Com algumas poucas exceções.

Top 7 é uma dessas exceções porque é um dos projetos mais amorzinho do Blogs Up, onde a gente cria um post com 7 itens debaixo do tema proposto (todo mês tem um tema novo), e o de setembro não poderia ter sido melhor: 7 coisas que eu preciso me obrigar a fazer, porque se tem uma coisa que eu preciso fazer pra ontem é me obrigar a fazer coisas entendeu? Espero que sim.


Primeiro de tudo, manter meu ~habitat~ organizado
Às vezes sinto que levo a sério demais aquilo de se sentir confortável no caos, e o resultado é que tudo em volta de mim fica fora de ordem. E isso é um perigo pra quem é esquecida igual eu, porque as coisas magicamente somem e reaparecem em lugares inimagináveis. Então, é o seguinte: preciso aprender a manter o mínimo de ordem no meu quarto, nos meus cadernos e livros, na mesa do PC, nos docs do Word e na vida. Simples de entender, mas nem tanto de praticar. De qualquer forma, é necessário.

Manter o foco naquilo que decido fazer
Como artista e INFP as hell, meu maior desafio na vida (logo depois de conseguir motivação pra fazer as coisas) sem dúvida é me manter concentrada no que me proponho a fazer. Isso porque meu padrão de trabalho não é constante e regular, mas espontâneo e esparso. Em outras palavras, eu sou aquela pessoa que hoje quer aprender sobre gaivotas, baixa 500 PDFs sobre o assunto e lê meia dúzia de linhas, pra no dia seguinte enjoar e querer aprender sobre ornitorrincos. Acho que deu pra entender. Aliás, é por isso que tem tanto rascunho e texto inacabado na minha pasta de docs, o que me causa muito sofrimento. Essa é a segunda coisa que preciso fazer urgentemente: aprender a terminar as coisas que começo.

Parar de procrastinar
Esse item está intimamente ligado aos outros, e na verdade o caso aqui é mais sério, porque a procrastinação não me deixa sequer começar o que preciso fazer. E o pior é que eu sempre sei quando estou procrastinando. Nem tem muito o que falar sobre isso, porque acredito que todo mundo já procrastinou alguma vez na vida e conhece bem o sentimento, então eis o que preciso fazer pra ontem: focar na sensação de dever cumprido que vem quando você começa e termina suas tarefas, e deixar a preguiça de lado.

Por um fim na minha lista de séries/filmes/livros atrasados
Porque pensa numa lista de coisa pra ler/ouvir/assistir que vou deixando pra amanhã, e de repente... tomorrow never came. O que acontece é o mesmo do segundo item: meus interesses mudam muito rápido, então quando baixo alguma coisa, preciso ver o conteúdo na mesma hora, senão esqueço. Com série, por exemplo, é assim, tanto que consigo contar nos dedos as séries que terminei de ver. E aqui o quarto item pra melhorar: aproveitar o tempo livre e fazer novas leituras, conhecer aquelas músicas esquecidas no cartão de memória e acompanhar as histórias dos filmes e séries até o fim.

Escutar músicas novas com mais atenção
Pode parecer bobagem, mas essa é uma coisa que me incomoda demais, porque eu sempre amei música e não consigo imaginar ouvir playlists com coisas novas de forma mecânica, sem prestar atenção em letras, conceitos ou sequer procurar ouvir todos os instrumentos. Estou naquele período chato onde acabo caindo na mesmice e fico dias ouvindo as mesmas coisas, então tá na hora de tirar a poeira das música recém baixadas, bem como de curtir as indicações dos amigos.

Melhorar os contatos com os amigos de longa data
Falando em amigos, devo um I’M SORRY gigante pra todos vocês, por essa minha mania de desaparecer mesmo tendo vocês em tudo quanto é rede social. Não ando tão ocupada assim (na verdade, ando ocupada de menos), mas sempre fui péssima em manter contato. Acontece que como não anda acontecendo nada interessante, épico, digno de narrativa na minha vida, acabo deixando de escrever, nem que seja pra mandar um oi, já que sou do tipo que só puxa assunto quando tem algo importante e/ou urgente pra falar. Então, tá aqui mais uma coisa pra corrigir: mandar mensagens, dar um oi básico, escrever uma carta ou qualquer outra coisa que mostre aos abiguinhos que eu ainda estou viva e que sim, eu ainda me importo.

Ser mais paciente e tolerante comigo (e com os outros)
De todos os itens, deixei esse por último porque talvez seja o mais importante, já que não afeta só a mim, mas quem está à minha volta. Acho que dá pra perceber, pelos posts e tudo mais, que sou extremamente intolerante com gente devagar e ignorante, mas some a isso gente arrogante, negativa e que se faz de vítima. Ok, nenhum desses tipos é legal e a gente nem deve manter essas pessoas muito perto, mas sinto que preciso pensar no que eu poderia fazer a respeito, e não só esperar que a outra pessoa faça. Por exemplo, se eu tô conversando com alguém e percebo que tudo o que a pessoa diz é algo negativo, porque não jogar em cima um assunto positivo? Esse conselho foi dado pela minha mãe um dia desses, e é algo que eu preciso levar pra todas as esferas da vida: olhar em volta e pensar no que eu posso fazer, em vez de só idealizar e reclamar.

E além de perdoar os outros, preciso aprender a perdoar a mim, que sou minha maior crítica. Sério, vocês não tem ideia do quanto sou perfeccionista em tudo que faço e da facilidade com que fico frustrada quando as coisas não saem do jeito que planejei. Só que às vezes os planos dão errado e a gente não é mesmo capaz de fazer tudo certinho como gostaria, e aprender a lidar com isso e focar no que está ao nosso alcance é um grande passo pro amadurecimento. E essa é uma trilha bem longa que tenho que seguir.

Até lá, não desistam de mim e nem do N E U T R O N S, porque mais posts como esse podem aparecer por aqui.

Um beijo,
Wolffs

Comentários